Escolher a história
Eu tenho várias histórias em diversos graus de evolução, então quando chega o NaNo eu tenho que escolher em qual eu vou trabalhar. Aí eu provavelmente tenho uma ideia completamente diferente e é ela que eu escolho… HUAHUAHA Apesar disso ter acontecido algumas vezes, não é bem assim. Acho que o principal fator que me leva a sentar e escrever uma história é a motivação. A ideia tem algo que me inspira e eu quero aprofundar no momento. Sabe quando você já começa a imaginar cenas e quer escrever? É essa história.
Mas não pode ser só isso, então o segundo fator é ser uma história que eu sei que vou poder explorar em 50 mil palavras. Precisa ser um mundo, personagens e uma trama que vai ter conteúdo. Veja bem, a que eu escolhi para esse Nano eu só tenho: a protagonista, uma cena e um dilema. Mas eu sinto que posso desenvolver isso bem, sei lá como. Enquanto eu tenho outras ideias com mais coisas até, só que não parecem completas o bastante para virar uma hsitória em si.
É um casamento de 30 dias, então escolha bem a sua companhia. A rotina muda por causa de Nano, esteja morrendo de sono às 4 da manhã ou super animado no primeiro dia, você vai ter que escrever. Então escolha algo confortável. Por exemplo, eu tenho uma história já bem avançada, só que ela tem um clima nada a ver com o meu do momento agora e, mais importante, ela vai exigir uma dedicação que eu não posso dar agora. Minha cabeça está em outras coisas, eu também to fazendo o especial de super-heroínas do CC, vou viajar, tenho outros problemas, vai ter Jogos Vorazes… então eu escolho uma que não vai me obrigar a mudar de universo completamente toda vez que eu escrever.
Se divirta. É só pra lembrar que você não precisa escrever a história da sua vida perfeita no Nano. Pelo contrário, o NaNo é um treinamento de escrita poderoso e tem uma única regra: escrever 50 mil palavras em 30 dias. Não há nenhuma obrigação sobre a qualidade dessas palavras. Não deve ter. (esse post sobre edição explica um pouco por quê) Se divirta com as suas histórias. Se tiver chato, coloque o Godzilla no meio. Coloque o seu personagem favorito fazendo uma visita aos seus protagonistas. Leve eles pra viajar. Quebre as barreiras do seu mundinho idealizado de como a história perfeita deve ser.
Como essa história vai te ajudar? Eu vou escrever 50 mil palavras, então é melhor que eu escreva 50 mil palavras de algo que vá me acrescentar depois. Tipo, você pode literalmente pegar qualquer história e desenvolver, mesmo que não seja a sua principal. Mas que história você pode desenvolver agora que vai te ajudar na hora de desenvolver outras?
Lembrando que nada disso é regra, você escolhe o que bem entender e como quiser. Isso sou eu compartilhando as coisas que me levaram a escrever a história nesse NaNoWriMo.