1- Hook (Início, gancho)
A vida normal, como as coisas são. (isso fica mais claro no final)
2- Plot Turn 1 O que acontece que faz seu personagem querer algo mais?
Por exemplo, pelo que eu ouvi da história da Helena, é a personagem voltar contra a vontade para a antiga cidade (e agora tem que lidar com as coisas que ela deixou pra trás)
3- Pinch 1 Algo interessante acontece pra pressionar o personagem/colocar emoção na história
Acho que é como um preview do inferno. Seu personagem vai ver a merda em que tá metido. Em um romance pode ser um encontro desconfortável com a garota.
4- Midpoint MUDANÇA
Esse é o ponto que o personagem decide tomar as rédeas da situação. Até aqui, ele tá lá vivendo a vida normal, algo muda, ele precisa se virar… e no midpoint é aquele momento que ele fala CHEGA, CANSEI, ME DÁ AS LUVAS, VOU LEVANTAR O FORNINHO.
5- Pinch 2 (Igual o 1, só que mais crítico)
Depois de achar que podia ir lá e levantar o forninho, ele descobre que a prateleira, a parede, a casa toda tá caindo em cima.
6- Plot Turn 2 (Igual o 1, só que vem com a solução)
Ele descobre que é um alienígena superforte que vai levantar dos destroços da casa sozinho e pronto.
7- Resolution (a conclusão disso tudo, como é resolvido)
Onde o seu personagem vai chegar? O que acontece? Quem ele é no final? Se você sabe que no final ela é essa pessoa que salva o mundo de forninhos desabando – e é a trajetória de como ela chegou lá – você sabe que no início ela não é essa pessoa. Se no final ela é uma garota com o namorado sem problemas no passado, no início ela é a garota solteira fugindo do passado. Histórias são sobre alguma mudança. É só ver o Antes vs. Depois.
Isso é uma versão bem simplista, mas eu acabei fazendo porque ainda to em fase de tentar dominar essa estrutura. É legal tentar ver isso em histórias que você gosta, aí você entende mais como outros autores fazem.
E algo especial para o Diego, mas que pode servir para todos. Sobre aquela incerteza quanto a não ter mágica no início da história, o 7 Point System tem como extra o “The Ice Monster Prologue”, que é isso:
THE ICE MONSTER PROLOGUE
The name of this is taken from Game of Thrones. Because the magic and action don’t appear for a long time in the book, there’s a prologue to introduce the promise that they will eventually arrive. (The hook itself isn’t necessarily exciting, because it’s the opposite of the final powerful state of the character.)
MAS MAIS IMPORTANTE: Não é pra se preocupar com isso nessa fase de rascunho. Aliás, se você tiver uma ideia sobre o passado, escreva agora e que se dane, não altere nada.
Elas são baseadas nos 7 pontos:
1- Hook
2- Plot Turn 1
3- Pinch 1
4- Midpoint
5- Pinch 2
6- Plot Turn 2
7- Resolution
Repare que o 2 e o 6 (Plot Turn), assim como o 3 e o 5 (Pinch), são o mesmo tipo de acontecimento.
http://lisabouchard.com/2011/10/22/the-seven-point-system/
http://asideofwriting.com/2012/04/03/the-7-point-plot-structure-by-dan-wells/
http://asideofwriting.com/the-7-point-plot-structure-by-dan-wells/breaking-down-of-dan-wells-seven-point-plot-structure-starting-with-the-end/
http://asideofwriting.com/the-7-point-plot-structure-by-dan-wells/done-with-the-end-now-it-is-time-for-the-beginning-no-thats-not-backwards-breaking-down-the-seven-point-plot-structure/
http://www.writingexcuses.com/2012/10/07/writing-excuses-7-41-seven-point-story-structure/
http://www.fearfulsymmetry.net/?p=405
http://csidemedia.com/gryphonclerks/2012/12/16/dan-wells-seven-point-story-structure/
http://blog.karenwoodward.org/2013/10/dan-wells-7-point-story-structure.html
http://blog.karenwoodward.org/2013/10/dan-wells-7-point-story-structure_30.html
http://blog.karenwoodward.org/2013/11/dan-wells-7-point-story-structure-midpoint.html
http://blog.karenwoodward.org/2013/11/dan-wells-seven-point-story-structure.html
One thought on “Seven point system rascunho”