Outro texto pronto que eu não tinha publicado, aqui a dica. Atualmente a maioria das edições básicas de corte eu faço no PicMonkey. Quando preciso algo mais tipo as capas do Resumo da Semana é no Photoshop.
Então, no CC nós editamos muita imagem e reparei que nós usamos diversos recursos diferentes. Então decidi reunir tudo em uma lista para quem está procurando mexer nas próprias imagens.
1- Picmonkey.com
Esse é o principal, porque é online e super acessível pra todo mundo, além de ter vááárias opções que um editor simplista não tem. O João faz mágica no Picmonkey! Você pode usar pra alterar tamanho (resize) e cortar imagem (crop) que é o que nós mais fazemos aqui, toda imagem de capa (essa primeira nos posts) passa por esse processo. Além disso, tem muita opção pra colocar texto, ~desenhos~ em cima, efeito e montagem. Você já pode até fazer montagem no tamanho da capa do Facebook. Explore e você vai ter muita opção legal.
Essa eu tive que fazer correndo. Usei a imagem do segundo resumo da semana, coloquei um quadrado branco por cima (overlay, na borboletinha), usei os textos e pra colocar a figura da America Chavez, eu coloquei como um overlay próprio (Your Own) e um overlay de setinha. TA-DAN.
Dica: nunca estique a imagem! Mantenha sempre a proporção, às vezes essa opção normalmente é simbolizada por um cadeado. Isso significa que se você aumentar a altura, vai aumentar a largura proporcionalmente.
2- Photoshop
Photoshop tem que baixar, tem que fazer maracutaia e se acostumar com as ferramentas… Só que é o editor de imagem mais completo que você vai encontrar. Eu vejo todos os outros como versões simplificadas e/ou incompletas do photoshop. É o que eu uso quando to no meu computador (apesar de fugir para as montagens do PicMonkey, que são muito boas). Aqui você vai fazer praticamente tudo em termos de editar imagem. Necessário se você quer fazer mais do que uma edição casual. Sem falar que no Photoshop algumas coisas são muito mais simples. A imagem do resumo da semana é um exemplo. Teria feito muito mais rápido e melhor se tivesse um photoshop porque eu posso criar com camadas, colar imagens diretamente e etc. Sem falar que as opções são infinitas. No caso de overlay ou fonte mesmo, você pode fazer uploads e expandir o seu arquivo.
3- Photofiltre
Nunca usei, mas acho que é o correspondente do photoshop mais acessível. É o que o João tem usado pra complementar o Picmonkey.
4- PicsArt
Esse é pra celular. Minha vida tem mudado depois que eu encontrei um celular bom, que eu to encontrando milhões de aplicativos úteis. O PicsArt é um deles. É tão simples fazer algo legal por lá. Pra mim é o photoshop do celular. Uma vez fui postar uma foto no instagram, mas tinha que apagar o endereço e fiz rapidinho pelo PicsArt usando o pincel. Também fiz uma imagem de resumo da semana em um piscar de olhos (é o resumo interno no CC). Eu sei que é só texto e imagem, mas ficou bonito e faz isso no computador é diferente, porque tem que ficar procurando fonte e tal. Como nesses aplicativos o acervo é simplificado, é só colocar qualquer coisa que sai bonito.
5- Instagram
Sim, o Instagram. Por que não? Às vezes to com uma imagem no celular e quero usar em um post, já corto e coloco efeito pelo instagram mesmo. É suuuper simples e fica bonito. Aliás, com atualização do Instagram que dá pra mexer em saturação e contraste ficou perfeito.
6- Pixlr O-Matic
Esse eu não uso mais tanto, com tantas opções novas, mas já usei muito. Ele funciona como o instagram, você usa pra colocar efeito e moldura em foto, só que pode fazer isso online e com outros tamanhos de imagem. Uma vez peguei uma foto horrorosa, enchi de efeito no Pixlr O-Matic e fiz minha amiga acreditar que era a capa de um livro, só pra provar que com esses efeitos qualquer coisa fica bonita. Tem online, o que é um diferencial.
7- Pixlr Editor e Pixlr Express
Pesquisando pra falar sobre o Pixlr O-Matic descobri sobre esses outros dois E FIQUEI MUITO ANIMADA. Vou até mandar pra o João. O Pixlr Editor parece um mini-Photoshop online, promissor. Pelo menos tem opção pincel, camadas e dá pra colocar imagem fácil. Já o Express tem cara de ser mais pra colocar diversos efeitos. Tipo um selo (sticker) fofinho, texto, algo brilhando. Sinto que a Elilyan já passou por ali pela imagem que ela usou no grupo.
8- Paint
Na falta de opção, por que não? Quando é algo muito simples e ele é bom pra recortar e colocar várias imagens. Uma dica que o João deu: salve a imagem como PNG pra não perder a qualidade.
Dica: Salvando print. Você sabia que se apertar pra tirar print e clicar em colocar no facebook ele cola a imagem? Às vezes quero tirar print de algo e não ter que abrir nenhum programa, colo o print da conversa com alguém e depois salvo. (colando com ctrl+V)
O Vics, que fez o Super Girl Power com a gente, editava imagens no Word!!! E fazia coisas incríveis. Imagina o que você pode fazer com um programa desse. 🙂
É legal ver como uma pessoa só acaba usando vários programas! Mas o combo Photoshop+PicMonkey+PicsArt é o principal pra mim. O resto depende de onde eu to e o que eu quero fazer. É legal ver que não importa onde você esteja, tem algo acessível.
Dos editores online, adoto o Pixlr e o Canva! De resto, photoshop. Ótimas dicas 🙂
http://verborragiacasual.wordpress.com
LikeLike
O Desygner é uma das melhores opções atualmente, pois tem todas as funcionalidades de editores como o Canva e o Pixlr mas o diferencial é que pode ser acessado de qualquer dispositivo celular e tablet através do aplicativo e computador pela web. É totalmente gratuito e em português e o que na mina opinião facilita a vida é que já tem os modelos para postar no tamanho certo. Posts para facebook e instagram e as principais redes sociais, capas para blogs, etc. É o mais completo na minha opinião. 🙂
LikeLike