Apesar de eu achar que a Beyonce e a Carol Danvers têm lá suas semelhanças, minha reação quando vi gente pedindo pra ela ser a Capitã Marvel foi:
DEUS ME LIVRE
POR FAVOR NÃO
NÃO NÃO NÃO
POR FAVOOOOOOOOOOOR
Só pra quem tá por fora, saiu uma notícia de que a Marvel quer a Beyonce em um filme do MCU / nos Vingadores, a partir disso surgiu a dúvida: fazendo o que??????? E algumas pessoas começaram a falar: COMO CAPITÃ MARVEL.
Enfim, depois de ressuscitar eu decidi escrever aqui só pra falar como a Beyonce de Capitã Marvel é uma péssima ideia. Nada contra a Beyonce aparecendo em filme de super-heróis, até fazerem um filme protagonizado por ela como outra super-heroína, ou até de Jessica Drew. Meu problema é com ela protagonizando uma filme da Capitã Marvel como Carol Danvers.
Qual é o problema?
É a Beyonce.
Vamos refletir sobre o fato de que ainda não temos nenhum filme protagonizado por super-heroína. Tirando aqueles 3 fail que nós vamos esquecer. E pra constar: todos eles só existiram porque aproveitaram a fama de algo famoso. (por favor, não vamos repetir isso)
Nessa nova fase? Já tem uns 30 filmes protagonizados por homem aí e nada de uma super-heroína alcançar esse mesmo nível. Então surge o anúncio: vão fazer o filme da Capitã Marvel. O PRIMEIRO FILME DE SUPER-HEROÍNA DA MARVEL. UMA ESPERANÇA NO FIM DO TÚNEL. *JOGA CONFETES* É POSSÍVEL ACONTECER.
E aí você pensa em colocar um ícone pop sobre a figura da super-heroína.
Poderia funcionar, muita gente que não veria com certeza pararia no cinema. Uma super-heroína e ainda negra!!! Levaria a Capitã Marvel pra o topo do mundo. Talvez até causasse uma moda de super-heroínas divas pop. KATY PERRY É A NOVA MULHER MARAVILHA. MADONNA É A- ok, deu pra entender. (espero que isso não aconteça)
Mas todas essas coisas são extraordinárias. E por mais que seria legal um up, eu gostaria que fosse uma super-heroína normal.
Eu quero um filme bom, um filme integrado no MCU, eu quero uma boa representação pra Carol, mas eu gostaria também que fosse normal.
Mulheres em “universo” dos “”””””homens””””” são consideradas algo raro. Elas são “a mulher especial”. Veja Viúva Negra em Os Vingadores, ou Gamora em Guardiões da Galáxia. Elas mais do que são super-heroínas, elas são a mulher do grupo. E por que a gente tem dificuldade de pensar em um grupo com mais de uma mulher? Porque o papel da mulher no grupo costuma ser o de “mulher”. Se você já tem uma não precisa de dois tipos iguais. E eu não queria que a Capitã Marvel virasse a mulher dos filmes de super-heróis da Marvel.
Sem falar que a identidade da Beyonce é tão mais forte que a da Capitã Marvel, que se houver essa mistura, a segunda pode ser apagada. A Capitã Marvel vai embora, a Beyonce fica. E nós precisamos de super-heroínas que fiquem.
Além disso, por que pegar duas figuras poderosas do universo de representatividade feminina (Beyonce e Capitã Marvel) e tornar um só? Se colocar uma mulher menos conhecida ali, nós temos uma mulher a mais para nos inspirar.
E igualdade. Nenhum desses 92893282398 filmes precisaram de um cantor famoso como protagonista, por que a Capitã Marvel precisaria? Por acaso a Marvel também vai usar o Justin Bieber como novo Homem-Aranha???
Então eu espero que apenas: não. Beyonce é muito bem-vinda em qualquer outro lugar, mas não faça isso com a minha Carol, por favor.
PARA TUUUUUUUUUUUUUUDO
A BEYONCE DARIA UMA ÓTIMA MONICA RAMBEAU (ok, não. meu cérebro já tá me traindo e imaginando a Beyonce de Carol com uniforme de piloto do exército e a Viola Davis de Monica, apesar de que eu acho que a Monica nem é tão mais velha assim que a Carol. seria um filme poderoso o.õ mas ainda prefiro que ela não faça a Carol) (E A BEYONCE DE MONICA FAZ TAAAANTO SENTIDO)