A análise em que eu vejo The 100 a partir dos olhos do Bellamy, descubro que ele é a Jessica Jones e a Korra, e outras coisas.
Spoilers até episódio 3 da terceira temporada de The 100
Um dos personagens mais interessantes pra mim na S3 de The 100 é o Bellamy, porque… não faz muito sentido o que está acontecendo.
Por que ele não consegue entender a Clarke? Por que ele quer criar uma guerra com os grounders ou até se juntar ao Pike para atacar a Ice Nation? Por que ele saiu correndo igual maluco atrás da Clarke na floresta?
Sinceramente, Bellamy Blake, eu confiava em você pra ser mais do que o típico “bateram em mim, vou bater de volta”, ainda mais que já está nessa luta com os grounders desde a primeira temporada. Você REALMENTE acha que guerra é a solução? Sério? SÉRIO?
Eu entendo ficar triste, ou puto, mas pensar racionalmente e achar que isso é melhor…
Então eu comecei a buscar respostas pra essas perguntas.
Meu primeiro palpite foi que era uma escrita preguiçosa. Tipo, a Clarke já assume esse papel de escolher não fazer guerra, então seria mais interessante se o Bellamy encarasse isso de outro perspectiva. Também pensei que eles simplesmente reduziram o pesonagem a Fazedor de Merda. E todo aquele desespero atrás da Clarke e olhar de desprezo quando ela não quer ir embora de Polis? Sério, se os escritores de The 100 estão tentando não fazer Bellarke (e o Jason disse que não tinha interesse em fazer um triângulo amoroso), eles estão fazendo um péssimo trabalho.
MAS AÍ…
Acho que o principal pra entender o Bellamy foi ver que algumas pessoas acham que ele tá certo de não querer ficar do lado da Lexa. (acham até que a Clarke é burra por ficar) Afinal, os Grounders atacaram Mount Weather! A Lexa não se mostrou confiável – ela deixou até o próprio povo morrer em TonDC, qual é a garantia de que ser do povo dela vai melhorar em algo? Se eles estiverem no caminho dela, Lexa vai passar por cima.
Como é que você vai confiar?
E mais: mesmo que a gente entenda que a Lexa não está sendo Do Mal, está só fazendo o certo pra o povo dela, é só mais uma razão pra o Bellamy agir assim. Cada um cuida do seu povo.
Se a Lexa abandona eles pra morrer, se a Ice Nation explode Mount Weather, o Sky People não tem a menor obrigação de dar a mínima pra eles.
E nada mais justo do que se vingar! Ou no mínimo não querer amizade.
A Ice Nation acabou de matar a namorada do Bellamy. Ele vai ficar ali e confraternizar e dar tapinhas nas costas da Clarke por estar vestida de “Grounder”? Wtf.
Resumindo: o Bellamy tem todas justificativas para reagir assim.
E é uma posição que eu, Dana, não concordo porque eu não acho que nenhuma justificativa é justificativa o bastante pra ser babaca e violento e começar guerra. Mas eu também não sou o tipo de pessoa que condena os outros, até porque se fosse assim seria impossível gostar de qualquer personagem dessa série. Todo mundo ali tinha que ir pra cadeira elétrica se a gente fosse julgar pra valer. O mundo seria bem melhor se não tivesse toda essa gente ali causando confusão.
Wow. Peraí. É exatamente esse o raciocínio da ALIE? Vamos parar por aqui.
Então se você relativiza, e entende a situação, vê que é melhor buscar uma solução de paz do que se matar. Quebrar o ciclo de violência. Vide Lexa que fez a aliança com a Ice Nation mesmo depois deles matarem a namorada dela. (viu o que os escritores da série fizeram?) Vide Lexa que fez uma aliança com o Sky People mesmo depois de todas as merdas que eles fizeram, inclusive matar Anya (ah, pera, a Clarke escondeu essa parte da Lexa). Vide Clarke que escolhe entrar no jogo político da Lexa em vez das duas tentarem se matar.
Por isso eu acho que o Bellamy tá fazendo merda, ele está motivando o ciclo de violência e é uma decisão que eu evitaria, porque a longo prazo não é bom pra ninguém. E a Clarke já está trabalhando em uma alternativa, então não é como se não tivesse opção.
Mas, ao mesmo tempo, se pessoas que estão assistindo (ou seja, que sabem até de informações que o Bellamy não sabe, tipo a Lexa se ajoelhando pra Clarke) e tem todo o conforto da casa pra analisar a situação friamente, ainda acham que o Bellamy tá certo em reagir desse jeito, imagina ele?
Imagina o Bellamy no calor do momento percebendo que foi feito de otário no meio de Polis, por causa disso a Gina e mais 30 pessoas morreram, eles perderam Mount Weather, eles quase causaram uma guerra por entrar com arma em Polis (…) e tudo porque ele confiou na Echo. E não é a primeira vez que ele é feito de otário por causa dos Grounders.
Lexa: It’s easier to hate me than hate yourself.
Então não é uma escrita merda, é uma representação possível de uma forma de lidar com a situação.
E isso é literalmente uma das coisas que eu mais amo em The 100. Eles não estão aqui pra Mostrar a Decisão Certa do Ser Humano Superior, eles mostram como nós sendo humanos mesmo tentando fazer o certo e o melhor que podemos, acabamos fazendo merda. Ano passado eu tava conversando sobre The 100, e o meu amigo disse “aarh, eles são tão idiotas! se eles sentam e conversam evita tanta merda”. Mas não é assim na realidade? Se a gente fosse parar pra discutir sentimento, se entender, buscar uma solução justa pra todos, não existiria problema no mundo. Sério, quem em sã consciência escolheria fazer guerra ou deixar uma criança morrer de fome? Mas guerras acontecem e crianças morrem de fome.
The 100 é uma série pós-apocalíptica de sobrevivência e, nesses momentos, às vezes é matar ou morrer.
E eles seguirem esse caminho está bem claro desde a S1, quando o Bellamy e a Clarke inspiram a garotinha Charlotte e ela mata o Wells. Nenhum dos dois queria que ela fizesse isso. Definitivamente não era o que eles estavam falando. Nas condições ideais, jamais teria acontecido. Mas… *respira fundo* confusão.
VISÃO DO BELLAMY
“[meu pai disse que] os homens não fazem essas coisas por maldade, eles fazem maldade por ter medo. E naquele momento eu percebi que meu pai era um bobo por acreditar que existia diferença”
– Citação de Fear the Walking Dead, mas que poderia ser o Bellamy falando.
Bellamy enxerga tudo em um nível simples: Nós vs. Eles. Sky People vs. Grounders. Dois povos, cada um tem os próprios interesses, ou eles estão juntos ou não estão. E considerando o histórico da relação entre os dois, Bellamy não confia que os Grounders vão manter a palavra de ter paz se não for do interesse deles. Não importa a razão das pessoas estarem fazendo isso, importa é que estão, e se você não tomar cuidado você vai rodar. Bellamy não vai ficar sentado esperando isso acontecer.
E sabe de uma coisa? Isso nem quer dizer que Bellamy pense que está certo, e essa é a parte legal da análise.
COMO VOCÊ FAZ PARA APAGAR AS MERDAS QUE VOCÊ FEZ?
Bellamy parece que é o personagem mais ok dos 100, depois de tudo o que aconteceu. Clarke se isola, Raven e Jasper nem se fala, até Octavia tá dormindo no mato! Aí eu fiquei pensando, por que a Clarke é tão afetada por Mount Weather e ele tá tipo “ok, vamos tomar uma bebida e ir em frente”?
A resposta simples é que eles só são pessoas diferentes, que lidam com as coisas de forma diferente, e têm necessidades diferentes pra viver.
Bellamy teve aquela crise no s01e08 (o que fica todo mundo doidão e ele tem uma alucinação com o Jaha). Isso é ele sofrendo pelas coisas erradas que fez, e naquele momento a Clarke tá ali oferecendo o perdão e mostrando que ele ainda pode fazer o bem. Lutar pelo Sky People foi o meio que ele encontrou pra se recuperar. É como se ele tivesse pagando uma dívida pelas merdas que fez. Mas ele ainda se baseia numa visão de meu grupo vs. o seu. Ele se “recupera” salvando o próprio povo, não Fazendo o Bem Geral Pela Humanidade.
COMO VOCÊ SABE QUE O QUE VOCÊ TÁ FAZENDO É O CERTO?
Bellamy não é Do Mal – ele confia em Echo, ele pede pra Clarke arrumar um plano que não mate as pessoas em Mt. Weather. Mas ele também é “ok, eu vou fazer isso, porque é o que tem que ser feito.”
“There are some lines you can’t uncross”
(Há algumas linhas que você não pode voltar atrás depois de cruzar)
– Bellamy diz pra o Finn na Segunda Temporada.
Ele não é um cara que se acha bonzinho, ele já cruzou essa linha. Ele já vive com isso.
Acho que depois que você cruza a linha, você não tem mais certeza do que é certo ou errado.
“Eles dizem que todo mundo nasce um herói. Mas se você deixar, a vida vai te empurrar sobre a linha até que você seja o vilão. O problema é, você nem sempre sabe que cruzou a linha. Talvez seja o suficiente que o mundo pense que eu sou um herói. Talvez se eu trabalhar duro e por muito tempo, talvez eu consiga me enganar.”
– Jessica Jones, mas também poderia ser Bellamy Blake.
E, sinceramente, eu acho que é por isso que ele precisa tanto da Clarke (assim como a Jessica tem a Trish). Ela é uma espécie de bússola pra ele, um marcador de onde está a linha. Ele quer fazer o certo, mas ele não sabe o que é certo? E com a Clarke ele aprendeu a ter essa segurança porque ela estava ali sempre mostrando que tinha uma solução, que eles podiam fazer o bem, que ELE podia ser um herói.
Se a Clarke acha que puxar a alavanca em Mount Weather é a coisa certa, ele faz.
Mas aí… “Se você precisa de perdão, eu te dou” (Bellamy pra Clarke no final da 2 Temporada, repetindo o que ela mesma já tinha dito pra ele lá no s01e08) e pra ela não é o suficiente.
Clarke vai embora.
obs: eu não tinha visto que a imagem tinha isso escrito em cima HUAHUAH mas acho que faz sentido. bellamy escolhe clarke como “parceira” e ela dá o fora e ele percebe que tá sozinho.
Tem noção de que na primeira temporada o Bellamy tentou fugir pra o mato e a Clarke foi quem impediu, falando pra ele ficar e enfrentar? E ele fez isso? E aí ela vai e foge pra o mato mesmo assim.
Ele passa 3 meses sem ela, usando outras pessoas como referência, encontra até a Gina, que segundo a Raven, “é boa demais” pra o Bellamy. É Gina quem diz pra o Bellamy, antes dele ir até Polis, pra não fazer nada estúpido. Eu acho que ele busca nela essa âncora, mas não encontra realmente. E se tivesse encontrado também já perdeu. ;x
E sabe quando as coisas pioram?
Quando ele reencontra Clarke e ela fica em Polis.
Acho que ali ela deixa de ser a bússola dele. Pior do que isso, ali ele enxerga que ela foi “corrompida”. Clarke cruzou a linha e foi quebrada. Se isso aconteceu até com ela, quem vai ser forte o bastante?
Pausa pra dizer que não significa que ela foi mesmo “corrompida”, acho que a Clarke ainda tem um senso forte de certo vs. errado e vai acabar provando no final que confiar vale a pena (aliás, a razão dela ter ficado em Polis é justamente porque ela NÃO confia na Lexa pra manter a palavra). Mas o Bellamy não está vendo isso.
Pior ainda: Agora o que é certo e o que é errado?
Acho que encarar o mundo da perspectiva do Bellamy é meio devastadora. Não existe certo ou errado. Ele já viu tanta merda, principalmente das pessoas que se dizem líderes e querem fazer o bem, que onde está o limite? Ele é que não sabe, porque já cruzou a linha. E se é cada um por si e todo mundo se apunhalando pelas costas, por que ele lutaria pelos outros?
BELLAMY E PIKE
Então acho que aí ele vai procurar referência no Pike, que está ali protegendo o povo deles e apresenta uma segurança, ele dá um propósito novamente para Bellamy.
E tem um detalhe interessante: Pike não era um líder na Arca, era só um professor. Ele tem toda a cara de ser aquele professor legal que você gosta e tem como referência. Pike não fazia parte da politicagem de Abby/Kane que Bellamy já sabe que é tendenciosa.
Repare que o Bellamy nunca obedeceu direito Abby/Kane. Na primeira temporada ele literalmente atirou no Jaha e queria se livrar dos líderes da Arca. Na segunda ele desafiou Kane e Abby inúmeras vezes. Na terceira ele já começa fazendo isso, ainda mais dizendo algo muito importante:
Estão todos no carro e aparece o sinal da Farm Station, a Raven diz que o protocolo manda falar com a Abby antes de tomar uma decisão, então ele fala “Que se dane o protocolo, a Abby não é da Farm Station, o Monty e o Miller são, eles é que decidem“.
Ou seja, ele já está bem consciente de que quando é do próprio interesse, a pessoa age de maneira diferente.
Se o sinal fosse de Clarke, Abby mandaria alguém sem pensar 2 vezes.
Sendo da Farm Station, que não tem ninguém da família dela lá, talvez ela quisesse discutir antes o que significaria para os Grounders, blablabla (e isso o tempo passando).
Mas enfim, no fim do dia Bellamy está sem saber onde é a linha de certo, sabe que todos os “jogadores” (Kane, Abby, Lexa, Ice Nation… e agora Clarke) vão agir de acordo com os próprios interesses e nenhum deles é bom o bastante pra dizer o que é “certo”. Então… por que não Pike, um cara que está disposto a defender o próprio povo com unhas e dentes?
DESCRENÇA DO BELLAMY NA CLARKE
Reflita: Imagina o Bellamy depois da S2, de boa lá, ficando em dia com tudo o que aconteceu enquanto ele esteve em Mount Weather, e ele descobre que a Clarke não só deixou aquelas pessoas morrerem em TonDC, como deixou a Octavia lá pra morrer também. A mesma Clarke que virou as costas e foi embora do Camp Jaha.
E ele ainda continua indo atrás da Clarke, quase é assassinado pelo Roan no processo, só pra no final ver ela ficar “do lado dos grounders”.
O Bellamy aqui tem muitas semelhanças com a Korra, de The Legend of Korra, no início do Livro 2, onde ela é manipulada pelo tio e acaba começando uma guerra civil entre as Tribos do Norte e Tribo do Sul. Nessa fase ela ainda é muuuito impulsiva e literalmente faz umas merdas tipo o Bellamy sendo enganado pela Echo e invadindo Polis sem pensar.
Tonraq: Korra, no. Saving me would start a war. If fighting were to break out, the North would crush the South. I’ll be all right. Just promise me you won’t do anything rash.
Korra: Fine. I promise.
*korra faz merda*
E eu gosto dessa perspectiva, porque em The Legend of Korra ela é a protagonista e nós acompanhamos a transformação da personagem com mais simpatia, então se você vem de uma perspectiva em que o Bellamy TÁ FAZENDO MERDA (como a minha), dá pra entender mais o lado dele vendo assim.
Bem, em The Legend of Korra, a Korra agindo assim 1) começa uma guerra, 2) perde a memória, 3) dá as chaves para um líder religioso entra no Mundo Espiritual e alimenta um monstro gigante. Não sei quanto a perder memória, mas chances são de que o Bellamy vai começar a guerra e fazer algo que vai ajudar a ALIE e o Jaha.
(pera, o Titus é o Tenzin? O Jaha o Unalaq? E a ALIE o Vaatu?) (Bellamy, Clarke e Lexa são partes diferentes da Korra???)
Enfim, espero que tudo termine bem. HUAHUAH Eu quero que o Bellamy não esteja tão errado quanto parece. The 100 gosta de mostrar que às vezes não tem opção boa, e eu queria ver isso aqui. Tipo, de modo geral o que a Clarke tá fazendo é melhor, mas seria legal ver que mesmo errado se o Bellamy não fizesse o que tá fazendo pessoas morreriam. (imagina se a Echo estivesse falando a verdade!!!)
Vamos ver o que vai acontecer.
Essa é uma análise que surgiu enquanto eu tentava comparar as ações da Clarke com o Bellamy, e eu devo fazer uma da Clarke e uma que compara os dois. Vamos ver.
Além das minhas análises sobre The 100 aqui, eu também escrevo no ConversaCult na tag The 100 kru.
ANÁLISE COM EPISÓDIO 4 (SPOILERS)
O episódio dessa semana, s03e04 Watch The Thrones, apenas confirmou muito do que eu falei aqui. E de uma forma MUITO mais sensível pra o Bellamy do que eu esperava, sinceramente. E que me deixou ansiosa pra vir até aqui completar a análise.
O que acontece logo no início do episódio? Bellamy decide abandonar seu posto.
!!!!!!!!!!!!!
Se você acabou de ler essa análise, o que eu espero que você tenha feito porque wtf você estaria aqui?? ENFIM, se você acabou de ler você viu três coisas:
1- A parte sobre imaginar o momento que o Bellamy percebeu que tava sendo otário no meio de Polis;
2- A parte sobre a Clarke ser a bússola dele;
3- A parte sobre sobre o ep s01e08 em que ele tentou ir embora.
Nesse episódio, nós vemos essas 3 questões em jogo. Primeiro, como eu botei ali, ele percebe como a ausência dele é uma das coisas que causa a morte da Gina, ele assume a responsabilidade por isso. Isso é até algo que eu só tinha percebido escrevendo esse texto e foi bom ver que os escritores de The 100 fizeram ele reconhecer o próprio erro. Mas também, como o Kane coloca, por que é um erro? Ele fez o melhor que podia com as informações que tinha.
De qualquer modo, Bellamy não está muito feliz, o que nos leva para o 2.
Ao encontrar a Clarke e ver a decisão dela ficar em Polis, isso ainda mexe com ele. Aqui eu falo que ela é uma bússola e naquele momento parece que ele tá errado, então Bellamy segue isso. Ele vai bem “jesus, eu to fazendo merda, até a Clarke pensa isso, eu tenho que me retirar”.
Só que ela não está ali. Só que ele não está nem muito bem, e tem um monte de sentimentos conflitantes e medo, e ele fica sozinho sem referência.
O que nos leva ao 3. Dessa vez ele decide ir embora (abandonar o cargo), e a Clarke não está ali pra dizer que ele é necessário. O fato do Kane não conseguir fazer isso é uma prova básica de como o Bellamy não tem ele como essa referência. (por motivos citados acima)
Aí é que entra o Pike e…
e se ele estiver certo?
e se a Clarke se quebrou de verdade e está só sendo manipulada pelos grounders?
Aquele momento de mostrar o Kane com a marca da aliança no braço é importante, porque é como uma “prova” desse medo. Olha como o Kane tá manipulado (recebeu a mesma marca que animais recebem na Farm Station!!!) e está sendo “team grounders”.
E o que você ganha, realmente, por agir em paz?
Lexa abandonou eles. Echo traiu eles. Até mesmo as pessoas em Mount Weather, que ajudaram o Bellamy, estão todas mortas.
Novamente, eu não acho que esteja CERTO, mas que é possível agir assim, ainda mais no calor do momento? Definitivamente. Aliás, o próprio fato de já existir um ódio generalizado pelo Pike dentro do fandom, ou o mesmo ódio que existia (existe) em relação a Lexa, é uma prova de que as pessoas agem assim.
Além disso, como eu falei ali em cima, eles fazem uma transição muito mais sensível. Não é tipo DE REPENTE BELLAMY TÁ TENDO UM ATAQUE ESTILO FINN E MATANDO TODO MUNDO (o que seria possível, porque hey TEPT). Você vê que o Bellamy considera o que tá acontecendo, sofre, se sente culpado, quer fazer algo, tem medo, tem raiva e aos poucos acaba encontrando no Pike a “solução”.
E isso é fora de personagem. Essa semana eu tava falando que o Pike ia clarkezar nesse episódio, ou seja, faz as coisas pelas costas dos líderes da Arca pra conseguir o que quer, e o Bellamy estava do lado da Clarke nas vezes que ela fez isso (lembra de quando a Clarke, Raven, Octavia e Bellamy fazem isso?).
Se fazer isso pela Clarke é certo, o que tem de errado de fazer pelo Pike?
Tudo. Mas quando você cruza a linha… você nem sempre sabe os limites.
One thought on “Como Bellamy Blake enxerga o mundo”