Mas tão ignorando o fato de que o problema maior é que A SÉRIE JÁ TEM MUITO PROBLEMA DE REPRESENTATIVIDADE EM TUDO.
The 100 não trata as pessoas LGBT+ igual de jeito nenhum, é super heteronormativa. O mesmo vai para os personagens que não são brancos e até a deficiência da perna da Raven é mal tratada.
Mas a questão é que: Lexa, e a relação dela com a Clarke, era algo precioso de um jeito que NÃO EXISTIA NA TELEVISÃO ANTES.
E pelo que os escritores falavam, parecia que eles entendiam isso e tavam repensando o próprio privilégio e tentando fazer melhor. Até na questão de representatividade étnica, que tem aquela cena do Monty respondendo ao Jasper na S3. O próprio monty ganhando mais relevância. Ou aquilo de mostrar a cultura dos Grounders de outro jeito em vez de “é só gente burra”. Parecia que eles estavam tentando.
Mas o que aconteceu com a Lexa provou que: eles não entendem. Eles não estão nem começando a entender. E eles vão usar essa fama de boa representatividade e/ou ignorar os fãs e as questões importantes no instante que der vontade de priorizar o homem branco.
Tipo, eles destruíram a única coisa boa de representatividade que eles tinham, e fizeram isso provando que tudo o que eles fizeram antes de bom foi mais sorte do que fazer algo conscientemente bom.
O resultado? O que tá acontecendo com todo mundo.
A desilusão de ter pensado que FINALMENTE CHEGOU A REPRESENTATIVIDADE BOA e agora ela desapareceu da face da terra em questão de segundos.
A dor, porque a cena foi montada pra doer o máximo possível. E eu entendo que isso é uma questão de escrita, você quer emocionar, mas só prova que eles realmente não estão por dentro das questões LGBT+.
E uma sensação de que não tem pra onde correr, e se queremos uma mudança, temos que tentar nós mesmos chamar a atenção.
Então o Jason pode falar mil vezes que “entende” que foi ruim, mas isso não muda o fato de que a representatividade continua ruim e de que agora todos nós estamos de volta a um contexto que se recusa a enxergar minorias como pessoas e nem mesmo consegue enxergar as injustiças. Pior ainda, isso só prova que ele não entende.
tipo, dá pra ter noção de que não existe, NÃO EXISTE, uma personagem como a lexa e uma relação como a que tinha antes? enquanto você tem 923239832 personagens homens brancos hétero cis assim, e eles estão todos vivos sem ninguém sacrificar por “causa da história”? Mas nem vou entrar nesse assunto, porque aí já entra no fato de que a história estava ruim e eles já tavam destruindo personagem em “nome da história”.