e implicações diferentes dependendo das regras. basicamente, eu pensando sobre viagem no tempo
Normalmente, uma das regras da viagem no tempo, é não mudar o passado porque isso pode causar todo tipo de problema no futuro. Mas mudar o passado é uma das melhores partes de viajar no tempo.
Aí cada história, universo, vai ter as próprias regras.
Só eu tô aqui pensando.
Tipo, tem aquilo da pessoa que volta no tempo, aí mudar algo tão grande, que ela desapareceria porque no futuro ela não existe mais.
Mas aí… se ela desaparece agora porque ela não existe mais nesse futuro, não desaparecia a mudança que ela fez porque ela nunca existiu pra vir mudar, então no fim não mudaria nada????
Acho que a resposta é regra do universo.
Quando a pessoa desaparece, é porque é como se ela não fizesse mesmo parte do presente, dessa realidade aqui. Mas as alterações que ela faz no presente, são reais. Então qualquer mudança que a Pessoa do Futuro faz no presente, continuam aqui e são imutáveis porque elas aconteceram aqui, enquanto a existência da pessoa depende do futuro e quando ele desaparece, ela também desaparece. Meio estranho, mas perigoso o bastante pra causar drama. Tineline nesse caso:
Passado -> Futuro / pessoa volta pra o passado, muda o futuro, mas é sempre Passado -> Futuro
Agora, a segunda opção, é uma espécie de eterno presente contínuo. Quando a pessoa volta pra o passado, é mais como se ela tivesse viajando pra outro lugar, não exatamente pra trás. Então mesmo que ela mude o presente e crie um novo futuro, um que ela nem existiria, ela continua existindo. Porque a timeline real é assim:
Passado -> Futuro -> Futuro em paralelo com Passado Alterado -> Futuro Alterado
Meio que a viagem no tempo nesse caso altera a nossa noção do que é o tempo. Porque a gente vê o tempo em sequência Passado – Presente – Futuro, mas quando você pode alterar o tempo, isso muda? Porque o passado vira um futuro, e mesmo que seja o passado, você tem gente vivendo lá??
Conceito:
Ficção científica onde resolvem problemas de superlotação mundial com viagem no tempo. As pessoas são basicamente realocadas pra um período histórico onde tem espaço. E os efeitos disso são muito interessantes, porque com o tempo elas iam carregar conhecimento pra esses outros períodos, isso ia começar a alterar o mundo. Tipo Idade Média, mas com os conhecimentos tecnológicos de hoje??? E aí em vez de países diferentes, você viaja de época em época. “Vou ver meu primo de 1950”, “Oh, eu encontrei minha namorada em uma viagem a negócio lá, agora nós estamos vivendo em 1456”.
Plot twist: os bruxos na verdade são populações de viajantes do tempo que estão vivendo em outras épocas
É claro que isso traria outras questões. Porque diferente da viagem de um lugar pra o outro, uma época tem impacto direto na outra. Isso provavelmente destrói toda a ideia, porque imagina tu tá vivendo em 1800 usando as tecnologia sinistra lá prestes a FAZER UMA GRANDE DESCOBERTA CIENTÍFICA. Aparece alguém de 1900 já te falando o que aconteceu???? Pra isso funcionar, o futuro deveria ser fixo de alguma forma. Mas se toda a população do mundo em um ponto que tá hiperlotado viajasse ao mesmo tempo se distribuindo entre diferentes épocas, a linha temporal daria tilt. HUAHHAUAH Como você recalcula todas as mudanças mundiais quando tudo está sendo mudado ao mesmo tempo?
Porque normalmente a gente vê o típico viajante no tempo solitário, ou com 3 amigos, que vai pra uma época. Agora imagina…
100 pessoas em cada século diferente fazendo mudança? Um acabou de matar Hitler, outro desviou os europeus das Américas, outro desviou o avião que atacaram as torres gêmeas, outro conseguiu dar fim a escravidão, outro sem querer mudou o curso da Revolução Francesa, outro destruiu a bomba atômica……………… tudo ao mesmo tempo em épocas diferentes. Como fica o futuro de uma se o futuro da outra não existe?
E volta pra o que eu disse, a viagem no tempo desse jeito muda totalmente a noção do que é o tempo e acho que pra definir as “regras” da viagem no tempo em uma história, precisa escolher a própria versão.
É por isso que normalmente criam as regras. Na série Travelers, por exemplo, não dá pra voltar pra antes de onde o último viajante foi. Ou seja, se eu voltar pra 10 de janeiro de 2015, ninguém pode voltar pra nenhuma data antes disso.
Mas às vezes é bom quebrar as regras, ver até onde você pode ir. O que aconteceria se acontecesse tudo isso?
Além disso, tem outro conceito, que é o de universo paralelo. Quando você volta no tempo e muda algo, você não estaria mudando o futuro, mas criando um novo futuro. Acho que é um pouco a opção B ali antes.
Passado -> Futuro
Volta pra o Passado -> Novo Futuro
Volta pra o passado 2 -> Novo Futuro 2
Cada linha sendo um universo diferente, todas essas realidades existem. O que é irônico, porque você volta pra o passado pra mudar algo, mas na verdade você tá criando só uma nova possibilidade, o futuro onde deu merda vai continuar uma merda. É a versão egoísta? Tu vai alterando o passado até encontrar o futuro que você quer e vai viver nele, mas o resto continua na merda.
(E com uma pessoa mudando, cria um novo futuro. Mas o que acontece quando tem várias pessoas mudando o futuro? Você cria 392823823 universos paralelos? Imagina se você volta pra o passado, mas volta pra o passado errado?? Seria uma história que a pessoa viaja entre universos, uma história de viajante do tempo??)
Outra questão interessante é como de fato acontece a mudança?? Todo mundo desaparece de repente? Só isso?? O que eu quero dizer é: você soma memória, ou substitui?
Por exemplo, em Efeito Borboleta ele vai voltando e alterando o passado, mas ele guarda a memória de cada mudança, só que só ele e daí começa a ter problema porque ele tem 20 anos com memória de 140 anos vividos.
Então… o viajante no tempo conserva a memória, mas as pessoas não? Se ele conserva a memória, por que ele desaparecia com uma mudança no passado? Ex: matar a própria mãe, aí não nasce. Ele pode não nascer nessa timeline, mas ele velho deveria continuar existindo ali?????
E considerando essa hipótese de que a pessoa desaparecia, como ficam as mudanças menores? Exemplo: ela mudou o presente que alterou o futuro de onde ela veio, mas mudou tipo nesse futuro ela é pobre e nunca aprendeu falar 7 línguas. Aí o viajante do tempo depois de alterar ia perder a habilidade de falar 7 línguas mas nem faz ideia porque nunca aprendeu a falar com esse futuro??????
PERA, em um universo onde você altera o presente de maneira fixa, mas o futuro é condicional, em uma história com um Viajante e alguém do Presente, o Viajante deixa de falar as 7 línguas, a pessoa do Presente ia saber??? Por que a pessoa falava 7 línguas e agora não fala mais??? E se acontece do Viajante mudar o Futuro de forma que nesse novo futuro o Viajante 2 seja quem tenha ido. A pessoa do Presente tá ali de boa com o amigo do futuro e num piscar de olhos é uma pessoa completamente diferente? Só que o Viajante 2 tem memórias de tudo o que fizeram juntos, mas a pessoa do Presente não????
Ou alguém já fez alguma grande explicação pra isso, ou a maioria das histórias de viagem no tempo são cheias de buracos, ou… pra isso, as inúmeras regras. Não pode fazer isso. Não pode fazer aquilo. Se não dá merda no tempo.
Já a nível pessoal, todas as pessoas que deixam de existir por causa dessa mudança? Todas as pessoas que perdem coisas, pessoas, mesmo sem saber? Pode ser por uma boa causa tipo Tentar Salvar a Humanidade, mas tá todo mundo de acordo com deixar de existir por essa causa???
Enfim, isso ficou maior do que o previsto, eu ia mandar no Batdrama, a minha newsletter, mas vou postar isso aqui mesmo. Acho que viagem no tempo é muito interessante e tem muito o que pensar, pra discutir direito as implicações de cada universo (= regras de viagem no tempo) tem que parar pra fazer todos os cálculos e eu não tô com vontade de fazer isso. Mas ainda é algo legal de pensar às vezes.
encontrei esse site aqui falando de viagem no tempo, mas nem li porque se eu ler isso agora meu cérebro para http://www.projectrho.com/public_html/rocket/timetravel.php
Como não li este texto antes??? Adoro essas histórias que bugam a mente da gente e viagem no tempo, puft, com certeza é o top disso.
Escreva mais sobre isso, pls! Já tou indo lá ver o que tem no link.
LikeLike