Já saiu um post meu “O que tornou Power Rangers especial pra mim” e essa semana deve sair outro no ConversaCult. Mas isso não é nem metade do que me deixou tão feliz. A parte principal? FOI QUANDO EU VI A NOTÍCIA DE QUE O ELENCO QUERIA QUE NO PRÓXIMO FILME O POWER RANGER VERDE (que ainda não tem) FOSSE UMA GAROTA.
Deixa eu explicar pra você: Tommy Oliver, o Power Ranger verde, é um dos meus power rangers preferidos.
EU TINHA UM CRUSH NELE QUANDO EU TINHA 3 ANOS DE IDADE
Mas sério. O verde é o Power Rangers Diferentão. Ele é super poderoso, tem um uniforme especial e um zord próprio (robô) foda. Ele vira ninja, ele vira também o Ranger Branco. Ele começa com o inimigo, termina num OTPzão da porra com a Ranger Rosa no final. Eu não lembrava nem que Power Rangers tinha a ver com dinossauro, MAS EU LEMBRAVA DOS DOIS, UNS DOS MEUS RANGERS PREFERIDOS.
A questão é que eu não aguento mais série com homem branco protagonista, gente. Dá um cansaço mental. Isso foi até o que me surpreendeu muito em Power Rangers, porque eles conseguiram dar espaço pra todos os rangers serem relevantes. Só que quando se trata de representatividade boa, ainda mais num filme que só dá um pontapé numa história maior, você nunca sabe se vai ser bom ou ruim. Analisar representatividade de Power Rangers é tipo ver o primeiro episódio de uma série e querer dizer se tudo vai ser maravilhoso. Eu sei lá!!!! Pode ser que no próximo eles “ah, já introduzimos todo mundo”, e aí foca tudo no ranger Vermelho (único que é branco deles). Eles tão planejando 6 filmes, então pode ser que cada filme um deles seja o protagonista. EU NÃO SEI.
O que eu sei é que o filme dá uma dica de que no próximo o Ranger Verde aparece e só de pensar isso – me deu cansaço mental enorme. O Verde é adorado. O Verde é a Lexa dos Power Ranger: personagem convidado que era pra fazer uma aparição só que não só é tão poderoso quanto os protagonistas (Até mais) e acabou tomando com da série. Aí um filme que já tem mais homem e dá mais espaço pra o homem branco, eu vou ter que SENTAR POR OUTRO FILME COM MAIS OUTRO HOMEM (prov branco) SENDO O CARA FODÃO e roubando tempo de cena dos outros.
Mas aí saiu isso do elenco pedindo pra o Ranger Verde ser garota pra ficar 3/3 Rangers.
UM TOMMY OLIVER GAROTA
E isso sobe EXPONENCIALMENTE A CHANCE DELA TER UMA RELAÇÃO COM A TRINI E AÍ A HISTÓRIA VAI TER QUE TER UMA REPRESENTATIVIDADE LGBT+ QUE PRESTE.
A HISTÓRIA DELA COM A TRINI SERIA PERFEITA. ELAS SE ENCAIXAM TÃO BEM, O PRÓPRIO PRIMEIRO FILME JÁ FEZ TODAS AS BASES PRA ISSO ACONTECER. (sendo que a vilã é uma ex-Ranger Verde e ela vai ter uma conversa a sós com quem? COM QUEM? ISSO, COM A TRINI) TEM MUITA COISA PRA TRABALHAR AÍ
eu já surtei tanto no tumblr que já fizeram até fanart da Tommy.
O ideal seria ela ser uma garota queer japonesa. Mas eu sei que Hollywood tem dificuldade pra entender que alguém pode ser mais de uma coisa (se bem que Power Rangers já tá desafiando isso. Afinal, a Trini é garota, latina e queer) (o Billy é negro e autista). O que importa é que se fosse só garota, já seria muito bom, porque obrigaria o filme a dar atenção a uma garota.
Vamos deixar uma coisa clara aqui. Vingadores, até hoje, tá preso nos 4 homens branco. E eu sei que tem toda aquela gente no fundo, MAS NÃO ME DIZ QUE ELES SÃO RELEVANTES QUANDO OS 4 SÃO CONSIDERADO OS PRINCIPAIS, TEM FILMES PRÓPRIOS, BRINQUEDOS, SÃO SÓ ELES QUE SÃO USADOS DE REFERÊNCIA NAS SÉRIES DO NETFLIX. AQUELA GENTE NO FUNDO É ISSO: GENTE NO FUNDO.
Liga da Justiça até que tem uma mulher pra os 50 homens. Melhor.
X-Men também. Não me vem com Mística porque a história é sempre centrada no Xavier/Magneto, ou Wolverine. A Mística só tem destaque porque é a Jennifer Lawrence, mas ela não tá no mesmo nível deles.
AÍ VEM POWER RANGERS E JÁ CHEGA COM DUAS GAROTAS FUDEROSAS NO MESMO NÍVEL DOS HOMENS.
Sério, momentos que me deixaram feliz:
- Quando a Trini e a Kim correm juntas quando todo mundo se separa
- Quando eles dão o salto e o Zack cai, mas a Trini não. E o Jason enfia a cara no chão enquanto a Kim tá perfeita.
- A Kim correndo mais que o Zack.
- A Kim “lidando” com a Trini quando caem no buraco.
- Quando a Trini encontra a Rita (vilã) e é um trecho que mais envolve quem ela é como Power Rangers.
- Kim e Trini treinando com o donut.
- Kim na nave na batalha final.
- Trini com robozão sinistro enfrentando o monstro principal com o Jason.
- O pai do Jason colocando foto da matéria na geladeira, na foto é o Ranger amarelo.
Alguns são os detalhes dos detalhes, MAS que vão construindo a presença das personagens como competentes, como importantes, como tão fodas quanto os homens. Você termina Power Rangers e não tem nada ali que um dos garotos faça que uma das garotas não faça também. Normalmente, tudo isso é voltado pra o homem branco. E vou te falar, de duas uma:
1. Ou o pessoal escrevendo ama todos os Rangers de forma igual e quer dar destaque pra cada um, de modo que isso reflete nas histórias que estão contando naturalmente.
2. Ou são pessoas atentas, olhando até detalhes pra se certificar de empoderar todos os outros.
Representatividade, infelizmente, não é algo natural. A gente tem que fazer o esforço de se desconstruir. E o pessoal de Power Rangers nesse filme foi além do que muita coisa que a gente vê na indústria.
E aí abrindo o possibilidade de ter uma Tommy Oliver, uma Ranger Verde, que não só ia balancear como levar o número de garotas pra 3 – Marvel is shook. Se bem feito, seria uma das histórias de super-heróis no cinema mais poderosa envolvendo igualdade, se não a mais.
Seria uma história onde não importa, realmente, se é homem ou mulher. Onde você tem mulheres interessantes.
A gente também teria a chance de ver mulheres em narrativas que envolvem ação/aventura/fantasia de uma forma mais desenvolvida. Me diz, que mulher heroína no cinema tem alguma história épica que envolve mitologia, ela passa por um período de “ser mal”, de ser tentada, de passar por cima disso, de virar ninja, de passar por uma jornada de superação… de ter uma jornada épica mesmo?
A gente é muito carente de histórias “épicas” com mulheres. Mitologias fascinantes. Jornadas com muito etapas, transformações, poderes intrigantes. (obs: não precisa ser só fantasia. por ser agente especial, ficção científica, qualquer coisa) Por incrível que pareça, sabe onde é o lugar onde hoje em dia a gente encontra mais isso? Game of Thrones.
Acho que é por isso que mesmo com toda violência contra mulheres e problemas, eles se mantém forte. Você não encontra o que tem ali em nenhum outro lugar, então… é.
Power Rangers tem muito potencial pra ser isso. Agora, vai ser?
Não faço ideia.
Minha ansiedade fica louca por causa disso. Sério, quando eu vi a notícia do elenco querendo Tommy Oliver mulher, meu coração ficou até acelerado. Eu tive um pico de adrenalina. Eu queria tanto, tanto poder fazer uma coisa quanto a isso.
Esse texto foi originalmente publicado no Batdrama, a minha newsletter. Clique aqui para se inscrever.
Olá , estou acompanhando este blog á um tempo… parabéns!
LikeLike
muito obrigada ❤
LikeLike