Atualização: Gente, eu perguntei pra Kim Shumway, uma das escritores de The 100, por que os Grounders atacaram o Jasper no piloto, e ela respondeu “Ele parecia com um Mountain Man [homem da montanha]”. Ou seja, o Sky People caiu em um território em guerra, foi confundido com um dos inimigos e o Jasper foi atacado. O que só reforça: tudo foi um enorme mal entendido e ninguém parou pra conversar antes de atacar. E pra entender mais, fique com a análise abaixo.
“É, mas o pessoal fica “Mas tal pessoa fez isso porque QUEM COMEÇOU FORAM OS GROUNDERS” e outros ficam “LÓGICO QUE NÃO” e eu já nem sei mais e eu fico NÃO SEI O QUE PENSAR???? O QUE É CERTO O QUE É ERRADO???? e isso me deixa mal por alguma razão”
Então, vamos analisar a primeira temporada e ver quem começou o quê. (aviso de spoilers da S2, e alguns até o episódio 5 da s3) (GENTE, TEM SPOILER DA S2 E S3)
Uma coisa pra pensar antes de começar: Na colonização quem tá errado, os índios que viviam nas américas, ou os europeus que começaram a tomar os territórios?
Agora vamos guardar isso e refletir sobre a série.
Primeiro ataque: Sky People invade território Grounder
Os grounders viviam na Terra, divididos 12 clãs e também tinha Mount Weather, que é o 13º povo vivendo dentro de uma montanha. De repente chega um pessoal caindo literalmente do céu e tomando essas terras, que já estavam divididas entre esses povos dali.
Esse é o primeiro ataque.
E aqui é que as coisas começam a complicar.
Essa gente que caiu do céu não fazia ideia de que existia gente ali, não percebia essas divisões de territórios ou povos, não sabiam nem que estavam no território de alguém.
Você pode culpar alguém que nem sabe o que tá fazendo?
Peguei uma fruta numa árvore da rua, mas nem sabia que tinha dono? Pelo contrário, até onde eu sabia, estava abandonada. Eu tenho culpa? Eu mereço ser punida da mesma forma que alguém que fez por “maldade”?
Agora vamos ver o outro lado.
Você tá em casa tranquilamente, aparece uma gente estranha ali e você fica de boa??? Primeira coisa que eu ia pensar é que tô sendo assaltada.
É aqui que começa a relação Grounder x Sky People, com o Sky People >invadindo< o território dos grounders.
Aí a gente pode se perguntar: mas como é que o sky people saberia???????
e também podemos perguntar: como é que os grounders saberiam que aquela gente não tá ali querendo fazer mal???
Dizer que os grounders estavam errados de tentar se defender de qualquer um que apareça do nada em seu território, é basicamente dizer que os povos nativos das américas, da África e basicamente do mundo inteiro, estavam errados em se defender das invasões europeias. E se não parece errado, é porque o início de The 100 (assim como as nossas aulas de História) são contadas da visão colonizador. Mas não se engane: é.
Conclusão do ataque 1: Quem começou foi o Sky People, invadindo o território grounder, PORÉM é uma situação complicada porque nenhum dos dois lados se conheciam. O Sky People não sabia que tinha gente ali, pra saber que tava violando, não tinha nem como eles fazerem diferente, e os grounders não sabiam que o Sky People não queria fazer mal (se é que eles não queriam, porque até agora eles ainda estão no território grounder, mas ok).
Segundo ataque: Jasper é atingido pela lança no piloto
A situação piora pra o Sky People, quando consideramos o ataque do Jasper.
Imagina que eu abro a porta e vejo alguém acampado na minha varanda: eu não vou pensar que a pessoa tá ali só em paz de boa. E mesmo se ela não quiser me machucar, O QUE DIABOS VOCÊ TÁ FAZENDO NA MINHA VARANDA?
E aí a gente vai ainda mais longe: os grounders não são uma entidade com um cérebro único. São várias pessoas como eu, você e o seu vizinho. Então eu poderia reagir só de boa “epa, gente, quem são vocês? o que vocês querem?”, mas tem gente que poderia reagir já pegando o taco de baseball e expulsando a pessoa a porrada, eu hein. (esse é o conflito da S3) Então não dá nem pra saber se a reação da pessoa que atacou o Jasper é a mesma que a Lexa, a Commander, teria tomado, por exemplo. E como você vai dizer que um povo inteiro está errado por isso?
Mais do que isso: como diabos isso justifica todas as outras violências listas aqui que o Sky People faz?
Além do mais, às vezes era só o segurança que tava ali na “porta” com ordem pra atacar qualquer um que apareça invadindo a propriedade. Se alguém desconhecido tenta entrar no meu prédio, os porteiros colocam pra fora sem perguntar duas vezes. E eles estão errados? Não, qualquer pessoa vai reconhecer isso, porque a pessoa tava invadindo.
E, veja bem, eles não foram até o acampamento do Sky People atacar geral (eles mandaram só o Lincoln observando!), eles atacaram o Jasper e 1) só quando ele atravessou aquele rio e 2) Atacaram apenas o Jasper. Eles poderiam ter matado a Clarke, o Finn, a Octavia e o Monty se quisessem. 3) eles não mataram o Jasper, eles trataram o ferimento dele depois e deixaram ele sozinho pendurado.
Finn e Clarke conversam sobre isso no episódio 2, Earth Skills:
Finn (23:44) “I’ve been thinking about Mount Weather. How come they didn’t attack until Jasper crossed the river? It’s not like we were being quiet and they didn’t know we were there.”
Clarke (23:54) “They waited for us to cross. The river’s a boundary. Which means Mount Weather is off limits. [Scoffs] How are we gonna get those supplies? What are we gonna do for food?”
Repara como Clarke pensa que os Grounders estão “protegendo” Mount Weather, mas e se não? E se os Grounders estavam até sendo gente boa e protegendo o Sky People? “Ei, colega, não atravessa esse rio porque lá tem fumacinha do mal, ceifadores e as pessoas que são capturadas desaparecem pra sempre” Aliás, é bem algo do perfil da Commander ter deixado alguém de olho na “fronteira” pra pessoas de clãs distantes que pudessem acabar andando por ali sem saber não corressem o risco. Não acho que isso seja a verdade, mas todo mundo já partiu do princípio GROUNDERS DO MAL, ESTÃO QUERENDO NOS MATAR!
E um detalhe importante: Essa cena deixa claro que a Clarke e o Finn ENTENDERAM que o rio era um tipo de fronteira, e que o ataque do Jasper foi um aviso, e decidiram ignorar.
Depois eles encontram Jasper, e Clarke repara no curativo:
Clarke (31:32) “There’s a poultice on his wound.”
Wells (31:35) “Medicine? Why would they save his life just to string him up as live bait?”
Bellamy (31:38) “Maybe what they’re trying to catch likes its dinner to be breathing.”
Finn (31:40) “Maybe what they’re trying to catch is us.”
Eles deram pelo menos 3 opções da razão, mas ninguém sabe qual é a verdadeira. (e todo mundo escolhe acreditar na última)
Eu procurei aqui, pra ver se a série deu alguma explicação da parte dos Grounders, mas não encontrei (talvez o Lincoln fale algo em algum momento). Então tudo o que eu sei é a perspectiva do Sky People sobre o que aconteceu – e todo mundo escolhe acreditar na versão Grounders do Mal querem nos Matar.
Mesmo que a evidência seja duvidosa. Eles não mataram o Jasper, eles colocaram, sim, uma armadilha em volta, mas como o Finn mostrou no primeiro diálogo: se os grounders quisessem atacar tiveram bastante tempo.
Ali mesmo naquela cena deles resgatando o Jasper tem inúmeras possibilidades. 1) Quando a Clarke cai no buraco: era literalmente alguém só chegar e empurrar todo mundo. 2) 3) Quando eles estão distraídos com o ataque da pantera. 4) Quando eles estão tirando o Jasper do tronco.
E se vamos ser sinceros: nós já conhecemos os grounders o bastante pra saber que eles poderiam acabar com todos ali naquela cena sem precisar de nenhuma distração.
Conclusão do ataque 2: Mais do que um ato de agressão, o que aconteceu com o Jasper foi um aviso. De que? Tem gente aqui? Cuidado com a gente? Vaza da nossa terra? Mount Weather é perigoso, pf se cuidem? Não sei. Só sei que pela segunda vez acontece um mal entendido entre os dois povos. E o Sky People já parte pra enxergar os grounders como inimigos, em vez de considerar o que tá acontecendo.
Nesse ponto, a merda já está no ventilador. É aquilo, se nesse momento os grounders tivessem parado pra conversar (SEUS LOCO, NÃO ATRAVESSA ESSE RIO!!!), ou se o sky people tivesse parado pra considerar, não teria existido nenhum problema. Mas nenhum faz isso.
Então os dois estão errados? Não exatamente, porque o Sky People é o invasor e a partir do momento que o Jasper é atacado, aquilo de “não saber que tinha gente” ou “não saber que não podia ficar aqui” é totalmente apagado. Agora eles sabem. E escolhem ignorar e achar que tem o direito de invadir.
(e aí tem toda a racionalização, tipo “mas poxa eles não têm pra onde ir” e “eles estavam só se protegendo” e “eles precisavam dos recursos de Mount Weather pra sobreviver, eles não podiam só ir embora” e até mesmo “eles são um bando de crianças desorganizadas que não sabem lidar com a situação”, o que é tudo verdade. mas não apaga o fato de que eles estão fazendo merda.)
Terceiro ataque: Sky People coloca fogo em uma vila grounder inteira
Fui ver agora e, com surpresa, percebi que depois desse caso do Jasper no episódio 1, a gente não tem o menor sinal dos grounders até o episódio 5, quando a Octavia se machuca E O LINCOLN CURA ELA. (pra ele estar por perto pra ver ela cair e se machucar, ele poderia ter atacado há muito tempo se quisesse) Se passaram dias, eles ficaram passeando pela floresta e até a Raven chegou, mas não houve nenhum sinal de ataque dos grounders.
“ah, eles não tão fazendo nada demais, deixa essa gente ali”
No entanto, o medo dos grounders é uma presença constante. Jasper começa a entrar em pânico toda vez que pensa em sair do acampamento. Quando Charlotte mata o Wells, eles pensam que foi um ataque dos Grounders. Mas verdade seja dita: os Grounders não estão fazendo absolutamente nada.
E ainda no episódio 5, que Raven chega na Terra e o Bellamy joga fora o comunicador, Raven tem a ideia de arranjar outra forma de avisar a Arca que está tudo bem (é o episódio que aquela gente toda se oferece pra morrer), então eles explodem aqueles troços no céu pra chamar atenção. Mais tarde a gente descobre que depois aquilo queimou uma vila grounder inteira.
Se cai gente do céu na minha cidade e explodem do nada um bairro de pessoas inocentes, eu ia pensar que era um ataque. INVASÃO ALIENÍGENA, CORREEEEEEEEE. Ainda assim, os grounders não marcham sobre os 100. Alô alô, Lexa. Vamos acordar.
Conclusão do ataque 3: Foi um acidente, mas os grounders não tinham nem como saber e foi infinitamente pior que a lança que o Jasper levou. Ou seja, forçando a barra a favor do Sky People, os dois lados têm mais do que motivos pra querer atacar. E ainda assim os grounders não fazem nada.
Quarto ataque: Bellamy e Sky People invadem o território Grounder (que está marcado como grounder) e captura o Lincoln
Aí chega o episódio 6, onde Bellamy sai desesperado atrás da Octavia (dizendo que ela foi sequestrada pelos grounders) e encontram um ponto na floresta com umas caveiras, e o Finn diz “Eu não falo grounder, mas tenho certeza de que isso significa não entre aqui”.
Dessa vez não dá nem pra dizer que o Sky People não sabia, tava ali o aviso COM CAVEIRAS (MAIS CLARO DO QUE ISSO SÓ UM “NÃO ENTRE AQUI, SEU BABACA”), mas eles escolheram ignorar e entrar no território proibido. (eles = bellamy, jasper, finn, monroe e uns outros)
AÍ os grounders atacam pela primeira vez. E começam com uma pessoa só, já de dia, enquanto eles entraram no território à noite. Os grounders deram todo tempo do mundo pra o Sky People voltar atrás, mas não.
Aí Sky People começa a correr, o segundo que morre é porque cai em uma armadilha. A terceira tá correndo e leva uma lança também.
No meio disso, Octavia consegue escapar e Lincoln segura ela. Eu diria que ele tá segurando porque sabe que aquela área ali é perigosa, ou seja, Lincoln está protegendo a Octavia novamente. Aí leva ela de volta pra a caverna dele, prende (o que é uma cena muito interessante, se a gente comparar com a do Bellamy e a Clarke no s03e05) e isso tudo a gente vê como se Lincoln fosse um cara selvagem do mal. Mas o que ele tá fazendo? Deixando Octavia ali pra atender o pedido dela e salvar os outros Sky People. Ele usa aquele negócio de fazer barulho tipo uma ~corneta~ e os grounders saem, dando espaço pra o Bellamy ir embora.
Acho que essa cena explica todo esse conflito da série. A situação é montada pra parecer que os Grounders são do mal, quando eles estão só ajudando, mas também… POR QUE ELE SÓ NÃO FALA? “calma aí, vou buscar seu irmão” Nãão, tem que criar confusão. Mas sinceramente eu acho que isso não é nem um problema da série em si, eu gosto porque a nossa realidade é assim. A gente vive criando conflito por entender errado.
Além disso, pelo contrário, esse é o recurso mais legal da série, os plot twists acontecem porque nós somos a levar a acreditar em uma perspectiva enquanto tá acontecendo outra coisa embaixo do nosso nariz.
Enfim, em vez de aproveitar pra dar o fora, o Bellamy segue o Lincoln e captura ele.
Conclusão ataque 4: Até agora, literalmente, os grounders não iniciaram nenhum ataque contra o Sky People, no máximo se defenderam ou tentaram proteger o próprio Sky People. Enquanto isso, o Sky People 1) invadiu o território deles; 2) passou das fronteiras marcadas como proibidas; 3) destruiu uma vila inteira; 4) sequestraram o Lincoln.
“Mas, Dana, eles não fizeram isso por mal!!!”
Não mesmo, tudo isso é fruto do Sky People já assumir que os grounders são Selvagens do Mal. Bellamy se acha no direito de invadir o território e capturar o Lincoln, porque ele pensa que o Lincoln invadiu o “território” Sky People e capturou a Octavia. Ele para pra considerar? Não.
Repara como é diferente do ataque do Jasper: ali o Jasper INVADIU o território grounder, e eles retaliaram. Aqui o Bellamy ACHA que o Lincoln invadiu o território que o Sky People ROUBOU e aí se acha no direito de retaliar.
Quinto ataque: Bellamy tortura Lincoln (Grounders torturam Murphy?)
E aí continua: Bellamy, Clarke e Raven torturam o Lincoln (porque o Lincoln machucou o Finn quando foi atacado) (e o Lincoln acaba dando a salvação pra o Finn porque a Octavia pede).
Lincoln pensando: “When someone saves your life, my people say ‘Thank You'”
Mesmo depois do Lincoln ser capturado, o máximo que os grounders fazem é capturar o Murphy e torturar ele também atrás de informações (isso porque o Murphy devia estar andando pelo território grounder) (lembrete: Murphy foi expulso do acampamento no início da temporada).
Octavia é literalmente a primeira pessoa a fazer algo bom pelos grounders: soltar o Lincoln.
Conclusão ataque 5: Sendo legal e considerando que tudo é fruto de confusão, dá pra dizer que os dois lados estão quase quites em agressões, exceto a vez que o Bellamy/Finn/cia avançaram os limites de território claros, sequestraram o Lincoln e torturaram ele, mesmo com a Octavia (a única pessoa que poderia atestar) falando pra não fazer.
Ou seja, rolou confusão, teve morte e gente ferida, mas o Sky People ignorou os avisos e compreensão, enquanto os Grounders estão aguentando muita merda.
Sexto ataque: Jasper atira nos grounders durante o acordo de paz na ponte
Aí acontece algo interessante: Finn e Lincoln se juntam, através da Octavia, pra fazer um acordo de paz. Repara que o Lincoln foi ferido por mal entendido, e o Finn também. Ambos escolhem deixar isso pra trás e buscar a paz. OS DOIS SE FERIRAM, E FALARAM “FODA-SE, EU PERCEBI QUE NÃO FOI POR MAL, VAMOS SER AMIGOS!”
Clarke é quem, pelas costas do Finn, leva armas para o encontro na ponte. Mais do que isso: eles levam Jasper, que ficou instável desde que foi acertado com a lança no início. É claro que Anya não é boba e por segurança também leva armas pelas costas do Lincoln.
Clarke e Anya discutem, aí nós descobrimos sobre a vila que os troços da Raven queimou, e Anya deixa bem claro: amorzinho, vocês invadiram o nosso território, queimaram uma vila inteira, capturaram um dos nossos. Tudo isso é ato de guerra.
Mas se tem uma coisa que Anya não é, é idiota. Ela sabe que eles são crianças que não sabem o que estão fazendo e ainda está disposta a fazer o acordo de paz com Clarke. Mas o problema está aqui:
Como Anya vai fazer um acordo de paz se Clarke não é a representante de seu povo?
O diálogo do episódio 9, Unity Day, resume toda a situação:
Clarke: I think we got off to a rough start, but we want to find a way to live together in peace.
Anya: I understand. You started a war that you don’t know how to end.
Clarke: What? No. We didn’t start anything. You attacked us for no reason.
Anya: No reason? The missiles you launched burned a village to the ground.
Clarke: The flares? No. That was a signal meant for our families. We had no idea-
Anya: You’re invaders. Your ship landed in our territory.
Clarke: We didn’t know anyone was here. We thought the ground was uninhabited.
Anya: You knew we were here when you sent an armed raiding party to capture one of us and torture him. These are all acts of war.
Clarke: I see your point. That’s why we need to put an end to all of this.
//// corte de cena
Anya: Lincoln said there are more of you coming down, warriors.
Clarke: The guard, yes, but also farmers, doctors, engineers. We can help each other but not if we’re at war.
Anya: Can you promise that these new arrivals won’t attack us, that they’ll respect the terms you and I agree on?
Clarke: I promise I will do everything I can to convince them to honor the terms that we set.
Anya: Why would I agree to an alliance that your people can break the moment they get here?
E sabe qual é a parte mais incrível? É exatamente isso o que acontece na terceira temporada. Lexa confia na Clarke como representante do Sky People, só que aí o Pike assume o poder e quebra o acordo na primeira oportunidade, o custo é o exército da Indra.
Pf, releia as últimas 3 linhas de diálogo:
Anya: Can you promise that these new arrivals won’t attack us, that they’ll respect the terms you and I agree on?
Clarke: I promise I will do everything I can to convince them to honor the terms that we set.
Anya: Why would I agree to an alliance that your people can break the moment they get here?
É basicamente o cenário da S3 e, não, não dá pra confiar apenas na Clarke. É um risco muito grande e um risco que a Lexa assumiu e se fodeu. (mas a Clarke também confiou na Lexa e se fodeu) (e todas aquelas pessoas em tondc também se foderam por confiar nelas) (então…)
Nós jamais saberemos qual seria a escolha da Anya, porque o Jasper vê grounders armados nas árvores (grounders que nem a Raven e nem o Bellamy enxergam) e acha que eles vão atacar, então sai atirando e interrompe a conversa. Antes eu pensava que a cena era construída pra deixar uma incerteza: os grounders iam mesmo atacar se o Jasper não ataca antes? (jesus. não é o mesmo dilema que o Bellamy enfrenteu com o exército da Indra ali na s3?)
Mas depois de reassistir… o Jasper realmente ataca primeiro.
Ainda sempre ficam dúvidas: e se a Anya decide não concordar e sai matando todo mundo?
(lembrei que na s2, ela concorda antes de morrer. e é isso que a Clarke usa pra conseguir falar com a Lexa)
mas também: e se a Clarke tivesse mentindo e eles tivessem planejando atacar os grounders?
Nós sabemos que a intenção da Clarke é honesta, porque nós assistimos da perspectiva dela, mas a Anya não tem como saber. Assim como nós jamais saberemos se ela ia tentar matar a Clarke e os outros ali na ponte.
O resultado é que o acordo de paz é desfeito e a guerra começa.
Conclusão do 6 ataque: Mais uma vez, Sky People fode com o dia. Mas nós nem sabemos se eles iam morrer por não agir, ou se foi só medo que levou a fazer merda. (e esse é o maior dilema. Bellamy na S3 está fazendo o mesmo que o Jasper na S1, a diferença é que agora nós temos certeza de que ele é que tá fazendo merda).
E isso traz um questionamento interessante: então se você é atacado, você tá certo em atacar de volta? a lógica de ver quem começou é essa, né? ver quem tem razão e quem “pode” usar violência. isso não é exatamente jus drein jus daun?
Isso termina com sei lá quantos grounders explodidos na ponte mais 300 grounders queimados vivos no círculo de fogo, enquanto morreram só uns 60 dos 100 (e alguns desses foram eles mesmos se matando).
Eu diria que… a Lexa está certa em evitar guerra se é possível.
GROUNDERS VS. SKY PEOPLE (conclusão final)
Fazendo essa análise dos ataques na S1, eu me surpreendi ao descobrir que os grounders atacaram muuuito menos do que parece. Tipo, toda a visão do mal deles é formada com base em preconceito dos personagens em cena, e dos 100 agindo com medo e não, de fato, os grounders estarem fazendo algo. E The 100 nos engana muito bem. Então se você assiste sem pensar, você acredita nos personagens. Mas e se eles estão errados?
Eles estão igualmente fodidos. Há interesse de conversar e ter paz de ambos os lados, mas também existe muito medo e desconfiança. Gente, isso é basicamente a s3, só que agora nós estamos enxergando de uma perspectiva que considera o lado dos grounders, por isso só agora nós estamos questionando as ações do Sky People.
Enfim, Jasper literalmente começou a guerra no meio do acordo de paz. Por outro lado, ele não teria ficado instável se não tivesse levado aquela lança no peito, mas eu não acho que isso justifica um ataque. A gente cai na mesma: você não pode exigir que os Grounders sejam legais com gente que está invadindo o território deles, se você não exige que o Jasper seja um ser humano decente e entenda, assim como o Finn, que o que fizeram com ele não foi por “maldade”/”sacanagem” – pelo contrário, se não fossem os grounders curando a ferida, ele estaria morto.
A questão é que The 100 não é sobre gente perfeita no mundo perfeito tomando as decisões certas, é como sobre nós somos seres imperfeitos e despreparados tendo que viver e tomar decisões mesmo assim. Eu já escrevi nessa análise do s03e04 como The 100 é uma série sobre consequências.
O Grounder que acertou a lança no Jasper poderia ter feito melhor. O Jasper poderia ter feito melhor. A Bellamy poderia ter feito melhor. O Lincoln poderia ter feito melhor. A Clarke poderia ter feito melhor. Mas ninguém conseguiu fazer, e eles precisam se virar a partir daí.
Então quem tá certo?
Eu acho que estar certo em The 100 é quando você reconhece que alguns atos de violência (e coisas ruins que as pessoas fizeram) não é porque elas são Do Mal e vocês são Inimigos, e aí você fica acima disso e continua buscando a paz, união e compreensão. Em vez de usar isso como justificativa pra fazer mais violência. É ser o Finn e o Lincoln na S1, que mesmo depois de serem machucados, eles entendem as condições e buscam paz porque sabem que atacar outra vez vai só causar mais violência e dor pras duas partes.
Agora…
Finn está morto. E acho que o Lincoln não vai sobreviver à S3.
Lexa já quase morreu por fazer isso na S3, aconteceu o atentado em Mount Weather, um exército foi massacrado e ela parece estar bem perto de perder o poder (ou a vida). Se você pensar, todos os problemas da S3 (tirando ALIE) é porque ela não seguiu o jus drein jus daun ao pé da letra.
Então eu não sei se em mundo como The 100 estar certo significa sobreviver.
Vamos assistir a S3 pra ver o que eles vão nos mostrar agora.
(mas algo me diz que Clarke e Lexa vão encontrar alguma resposta)
obs: eu ia continuar analisando a S2, mas as coisas ficam mais complexas na segunda temporada e já acho que é um ponto onde os dois lados já têm todo esse histórico fodido (onde ambos fizeram merda e têm razões pra se matar). Até mesmo se a gente for falar do acordo de paz, você vê que a Lexa só considera o ataque covarde do Finn na vila (mas aí se a gente for discutir o caso do Finn, que de certo modo o medo dele é um reflexo ao histórico com Grounder, nós vamos voltar atrás até parar novamente no momento fatídico em que o Sky People invadiu o território Grounder na S1) (e é legal que se a gente for ficar procurando culpado vai começar com uns “ah, mas a culpa é do pessoal na arca”, “mas a arca só existia por causa das explosões na terra”, “ah, mas as explosões só aconteceram por causa da alie”, “mas a alie só atacou porque…” Se ficar procurando o culpado, de duas, uma: 1) daqui a pouco a gente tá “porque adão e eva…” ou qualquer merda assim. 2) ou a gente vai concluir que todo mundo é fodido e dar uma de ALIE. E é interessante que a ALIE esteja justamente aí na S3 pra gente discutir isso. Mas sinceramente acho que o Sky People usou e abusou, ainda mais tendo invadido território dos outros, e podia sossegar com um “ok, desculpa, aceita a gente aqui e vamos ser amigos?” e é o que acontece…
até o pike chegar.